O estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) completa hoje 38 anos de história!
Em 1968, foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), para coordenar os trabalhos. O Governador Plácido Castelo queria que o estádio fosse erguido no Bairro do Alagadiço, na zona oeste de Fortaleza. Altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a idéia. Outras áreas da cidade foram estudadas nos Bairros do Pici e depois no Itaperi. Finalmente uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza foi comprada por Cr$ 400.000,00 – quatrocentos mil cruzeiros – à época.
José Liberal de Castro, Gerhard Ernst Borman, Reginaldo Mendes Rangel, Marcílio Dias de Luna e Ivan da Silva Britto foram os cinco arquitetos que assinaram o projeto. O Engenheiro Hugo Alcântara Mota foi o responsável pelo cálculo estrutural.
O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu a partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei do Futebol Cearense terminou com o placar em 0 a 0. Quando da inauguração o estádio possuía somente dois lances de arquibancada (as partes atrás dos gols ainda iam ser completadas). O ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals recepcionaram autoridades do mundo político e esportivo, destacando-se o presidente da extinta CBD, Sílvio Pacheco, além do craque Leônidas da Silva, o "Diamante Negro".
Hoje o Estádio passa por reformas para a copa do mundo de 2014, e é um dos mais avançados (Parabéns ao Governo do Estado) Fortaleza foi confirmada como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e recebe uma das semifinais da competição. já na copa de 2014 Fortaleza receberá 6 jogos podendo ser 2 da nossa seleção. Ou seja, somando copa das confederações 2013 e copa do mundo 2014 Fortaleza poderá receber até 3 jogos do Brasil.
Video do NOVO Castelão 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário